30.12.11

A obediência e a submissão aos condutores


Está escrito: "Obedecei aos vossos condutores, e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não suspirando, porque isso não vos seria útil" (Heb. 13:17).
Deus não deixou a si mesmas as ovelhas que adquiriu com o seu sangue, mas constituiu sobre elas homens para apascentá-las; estes homens são os anciãos que são chamados também condutores, exactamente porque a sua função é a de conduzir o rebanho do Senhor. Os condutores são homens como todos nós aos quais Deus deu o poder de apascentar a sua igreja; portanto, as ovelhas devem obedecer-lhes e sujeitarem-se aeles. Eles velam pelas almas dos fiéis e se vêem que as ovelhas não prestam atenção aos seus ensinamentos e às suas exortações é inevitável que comecem a suspirar e a não cumprir mais o seu ofício com alegria. Seja bem claro que os que desobedecem aos seus condutores não fazem o que é justo diante de Deus.
Paulo, Silvano e Timóteo disseram aos santos de Tessalónica: "Rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam, e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra" (1 Tess. 5:12,13), portanto, os anciãos que governam bem, que trabalham na pregação e no ensinamento da Palavra, e que se aplicam a convencer os contradizentes e admoestam os desordenados, e que mostram claramente ter cuidado da igreja de Deus, devem ser tidos em grande estima e amados por causa daquilo que fazem em prol do rebanho do Senhor. Paulo escreveu aos Coríntios: "Vos exorto a sujeitar-vos...a todo aquele que auxilia e trabalha na obra comum" (1 Cor. 16:16) e os condutores fazem exactamente isso, trabalham na obra comum porque se dedicam ao serviço dos santos, pondo ao serviço dos crentes a autoridade e a capacidade recebida de Deus.
Sabei irmãos que os que murmuram (isto é, que falam contra) contra os que por Deus presidem sobre vós no seio do seu povo, murmuram contra Deus; e também que os que, movidos de inveja, se rebelam contra os que estão encarregues por Deus de apascentar o seu rebanho, para usurpá-los, atraiem a ira de Deus sobre eles. Durante a viagem do povo de Israel através do deserto, sucedeu que os Israelitas murmuraram contra Moisés e Arão e se levantaram também contra eles; mas antes de falar destes factos específicos, considero muito importante recordar quem eram Moisés e Arão e como foi que eles chegaram a ocupar as suas posições no seio do povo de Israel. Moisés e Arão eram dois irmãos descendentes de Levi; depois que Moisés fugiu da presença de Faraó foi habitar na terra de Midiã onde tomou por mulher uma filha de Jetro, sacerdote de Midiã. Durante a sua residência em Midiã, Moisés pastoreou o rebanho de Jetro, seu sogro.
Ao fim de quarenta anos, o Anjo do Senhor apareceu a Moisés e o enviou ao Egipto junto com Arão para tirar Israel do Egipto. Nos salmos está escrito: "Enviou Moisés, seu servo, e Arão, a quem escolhera" (Sal. 105:26) e ainda nos salmos, Moisés também é chamado "seu escolhido" (Sal. 106:23), portanto, Moisés e Arão foram ambos escolhidos por Deus e constituídos por Deus sobre a congregação de Israel; não foram eles que se autoconstituíram, mas foi Deus a constituí-los naquela posição de comando (considerai também que Deus disse estas palavras a Moisés: "Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó" [Ex. 7:1]). Depois que Deus tirou Israel da terra do Egipto com grandes juízos e depois que Israel passou a pé em seco o Mar Vermelho, o povo chegou ao deserto de Sim e aqui, "toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morressemos por mão do Senhor na terra do Egipto, quando estávamos sentados junto às panelas da carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão...E Moisés disse: ‘Vereis a glória do Senhor quando ele, à tarde, vos der carne para comer e pela manhã, pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele: (porque quem somos nós?). As vossas murmurações não são contra nós, mas, sim, contra o Senhor" (Ex. 16:2,3; 16:8). Irmãos, como podeis bem ver, aquelas palavras que os Israelitas proferiram contra Moisés e Arão, eles as proferiram contra Deus e não contra os homens.
Vejamos agora um outro facto que se verificou no deserto tempos depois; está escrito : "E Coré, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã, e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Ruben; e levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinquenta homens dos filhos de Israel, maiorais da congregação, chamados ao ajuntamento, varões de nome; e se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles; porque, pois vos elevais sobre a congregação do Senhor?" (Num. 16:1-3). O que levou aqueles homens a se rebelarem a Moisés e a Arão? A inveja, porque está escrito nos salmos que "tiveram inveja de Moisés no acampamento, e de Arão, o santo do Senhor" (Sal. 106:16). Ora, aqueles rebeldes consideravam que Moisés e Arão se exaltaram como arrogantes sobre a congregação de Deus e portanto não reconheceriam mais que eles tinham sido estabelecidos por Deus sobre a congregação de Israel; além disso, consideravam que todos eram santos na congregação porque Deus estava no meio de todos eles, enquanto na realidade apenas Arão tinha sido condecorado com o título de  ‘Santo ao Senhor’, de facto na mitra que Deus tinha mandado fazer para o Sumo Sacerdote Arão, tinha sido fixada uma lâmina de ouro na qual estavam gravadas as palavras ‘Santo ao Senhor’. O sacerdócio, Deus o tinha conferido a Arão, mas aqueles rebeldes dentre os filhos de Levi não estavam mais contentes de terem sido separados por Deus para exercitarem o seu serviço no tabernáculo; agora, movidos de inveja, queriam o sacerdócio. Moisés quando ouviu as palavras daqueles rebeldes, falou assim a Coré e a toda a gente que estava com ele: "Amanhã pela manhã o Senhor fará saber quem é seu e quem é santo, que ele fará chegar a si: e aquele a quem escolher fará chegar a si...Pelo que tu e toda a tua congregação congregados estais contra o Senhor! Porque quem é Arão que murmurais contra ele?" (Num. 16:5,11). No dia seguinte Deus puniu os rebeldes, de facto Coré, Datã e Abirão, as suas mulheres, os seus filhos e suas crianças e tudo o que era seu desceram vivos ao sheol porque a terra abriu a sua boca e os engoliu, enquanto os outros duzentos e cinquenta homens foram consumidos pelo fogo que saiu da presença de Deus; além disso, Deus fez conhecer que tinha escolhido Arão, o Levita, para cumprir o sacerdócio, fazendo florescer a vara na qual estava escrito o seu nome. Também este episódio foi escrito para nosso ensinamento, portanto cuidemos de nós mesmos guardando o nosso coração mais do que todas as outras coisas. "A inveja é a podridão dos ossos" (Prov. 14:30) e aqueles que também nesta geração, movidos pela inveja, se levantam contra os que Deus encarregou de apascentar a sua igreja, colhem a seu tempo o fruto da sua rebelião como o colheram no deserto Coré e a gente que se aliou a ele. O repito: Todos aqueles que se rebelam aos anciãos constituídos pelo Espírito Santo e que falam contra eles e os rejeitam, se opõem a Deus que os constituiu e que fala através deles e por isso atraem a inimizade de Deus a si.
Ninguém pense que os anciãos constituídos pelo Espírito Santo são livres de fazer o mal e de ensinar o que querem, e ninguém pense que quando pecam ninguém tem o direito de repreendê-los, porque a Palavra de Deus não ensina de modo nenhum isso. Paulo disse na verdade a Timóteo: "Não aceites acusação contra um ancião, senão com duas ou três testemunhas" (1 Tim. 5:19). Timóteo era um homem de Deus, e se bem que fosse ainda jovem de idade foi constituído por Deus ministro do Evangelho e Paulo não lhe escreveu para não receber nenhuma acusação contra um ancião, mas lhe escreveu para só aceitar uma acusação contra um ancião com o depoimento de duas ou três testemunhas; isso significa que ele não deveria aceitar uma acusação contra um ancião pela boca de uma só testemunha e isto porque a lei diz: "Uma só testemunha não será suficiente contra ninguém, qualquer que seja o delito ou o pecado que tenha cometido; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o facto" (Deut. 19:15). No caso da acusação contra um ancião fosse atestada por duas ou três testemunhas fidedignas, então Timóteo tinha recebido esta ordem: "Aos que pecarem repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor" (1 Tim. 5:20); Paulo não disse a Timóteo: ‘Deixa passar’, ou: ‘Finge que não há nada’, ou: ‘Omite mesmo se a acusação é veraz’, mas: "Aos que pecarem repreende-os na presença de todos ...".
A tal propósito, para confirmar isso, vos recordo o que aconteceu em Antioquia, segundo aquilo que escreveu Paulo aos Gálatas: "E, chegando Cefas a Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do Evangelho, disse a Cefas na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?..." (Gal. 2:11-14). Aquilo que Paulo disse para Timóteo fazer, o fez ele mesmo nesta ocasião com Cefas, ou seja o apóstolo Pedro, quando viu que ele não procedia direitamente conforme a verdade, de facto diz que Cefas erarepreensível. Paulo, em virtude da autoridade recebida de Deus se opôs a Cefas e o repreendeu na presença de todos e quero recordar-vos que Simão Pedro além de apóstolo era também ancião porque na sua primeira epístola escreveu: "Aos anciãos, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também ancião com eles..." (1 Ped. 5:1).
Também a respeito daqueles que foram constituídos por Deus, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores, é necessário dizer alguma coisa, ou seja, aqueles que não os escutam quando eles falam da parte de Deus mas os desprezam, desprezam Deus e não os homens. A confirmar isso, vos recordo o que Paulo escreveu aos santos de Tessalónica, depois de lhes ter dado mandamentos da parte de Deus: "Quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o dom do seu Santo Espírito" (1 Tess. 4:8). Paulo era um homem da mesma natureza que nós, mas em razão da graça, da sabedoria e da autoridade que tinha recebido de Deus era aquilo que era, e escreveu estas fiéis palavras; nós, as palavras dos apóstolos as aceitamos não como palavra de homens, mas como Palavra de Deus e quem despreza o que eles disseram, se ilude, se pensa que despreza homens, porque despreza a Deus. Recordai-vos que quando Jesus designou aqueles setenta discípulos e os enviou adiante de si dois a dois, disse-lhes: "Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e, quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita, e, quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou" (Lucas 10:16). Um outro episódio que faz entender como quem se opõe aos homens distintos entre a irmandade (distintos em virtude da autoridade recebida de Deus) se opõe a Deus, é este narrado por Lucas no livro dos actos dos apóstolos. A Escritura diz que "um certo homem, chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos" (Actos 5:1,2). Ora, Ananias não levou aos apóstolos todo o preço da propriedade que tinha vendido, mas apenas uma parte, a outra parte a reteve para si, e quando se apresentou diante dos apóstolos com aquela soma de dinheiro, mentiu-lhes porque não lhes disse que aquela era apenas uma parte do preço da propriedade vendida e Pedro disse-lhe: "Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou" (Actos 5:4,5). Notai que Pedro disse a Ananias que ele tinha mentido a Deus e não aos homens.
Irmãos, termino de falar deste assunto exortando-vos a amar aqueles que vos instruem e vos repreendem para o vosso bem.

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